sábado, 28 de janeiro de 2012

Dindinha Vinha e dindo Rafa

   Hoje é aniversário da Silvinha e, depois de filar uma comida em mami, fomos lá pra Tijuca comemorar mais uma primavera. Aproveitamos a data e aproveitamos também que na hora que chegamos, só tinham eles na mesa pra dar mais boas novas: Silvinha é madrinha de consagração da Alice, e Rafael, padrinho de Batismo.
   Foi um dia muito feliz! E mais uma vez aquela sensação ter feito uma boa escolha tomou conta de nós! =)

Eeeeeeeeeeeeeeeeeeee!!!

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Sustinho

   Hoje foi dia da consulta mensal. Daquelas normais pra ver como estamos, ver a última ultra, pesar (engordei 2kg, agora to com 51,8!), medir barriga, pressão (12 por 8, perfect!), essas coisas. E dessa vez eu levei uma listinha de perguntas. =) Ela é fofa! Me disse que posso usar qualquer protetor solar, que posso continuar usando Dermacid, que mini tonturas são normais nessa fase, mas pra andar com um punhadinho de sal na bolsa pra qualquer coisa, colocar debaixo da língua! Ai aproveitei e comentei sobre um desconforto que ando sentindo na barriga, como se fossem pontadinhas agudas, que não dói, mas incomoda. - "Vamos ouvir tentar ouvir o coraçãozinho dela?", perguntou a médica.
   E lá fomos nós pra salinha ouvir pra ver se tava tudo bem com baby. Passa maquinha pra lá, pra cá, ouve outros ruídos mas nada de coraçãozinho. Mãe começa a ficar tensa, e pior: tenta parecer que tá tudo bem. Ah, o sorriso amarelo, coisa falsa...
   - "Olha, não é pra se preocupar porque já aconteceu de eu não ouvir o coração de outros bebês, pode ser a posição fetal, mas vamos fazer uma ultra hoje, só por excesso de zelo, pra nós duas ficarmos tranquilas?". Sorriso 100% amarelo de novo, mão começa a tremer e lá fomos eu e marido pra Perinatal fazer uma ultra no Pronto Atendimento (é menos desesperador que falar "Emergência").
   Nesses +/- 40 minutos entre sair do consultório e entrar pra ultra, eu senti um medo que acho que nunca tive na vida. Não quero passar por isso de novo. Mas graças a Deus em segundos a médica viu Alice toda serelepe lá dentro, ouvimos seu coraçãozinho perfeito, vimos rins, bexiga, rostinho, tudo lindo! Líquido amniótico na quantidade certa e tudo o que envolve em ordem. Obrigada, Senhor! Muito obrigada!
    Pedi pro marido me deixar em casa ao invés de no trabalho. Achei melhor ficar quietinha, curtindo as esporádicas cambalhotas da Alice e agradecendo por estar tudo bem! E cá estou eu em paz de novo!

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Estresse, esse grandessíssimo %$#@&*!!!

   O fato é: grávidas não devem se estressar. Punto e basta, já dizia Totó.
   Se ao seu redor você não pode contar com pessoas com a sensibilidade de evitar ao máximo levar aborrecimentos a você, ou até mesmo não conseguem parar de encher o seu saco, ou ainda acham porque ‘gravidez não é doença’, podem lotar sua mesa de trabalho achando que a produção vai ser igual ou maior do que era antes, conte consigo mesma: simplesmente não se estresse. “Mas eu tenho praaazos!!!” Peça ajuda. “Mas ninguém vai me ajudaaar!!!” Renegocie seu prazo e faça no seu tempo. “Mas minha família só me traz probleeeemas!!!” Delegue a solução à outras pessoas e peça pra, pelo amor de Deus, irem falar de coisas ruins com outros. Claro que existem casos em que não tem jeito, mas sempre que possível, é muito bom evitar.
   Tomei essa decisão ao me ver cercada de coisas que antes daria conta sob muito estresse, mas que naquele momento, aos 2 meses de gravidez (isso incluia enjôos, indisposição e sono, muito sono potencializado pelo Meclin), sabia que não conseguiria. E nem queria.
   Desde que comecei minhas leituras sobre gravidez, ser mãe e bebês, comecei a achar que o bebê sente tudo o que a mãe sente, das alegrias às tristezas, das ansiedades aos aborrecimentos. E decidi que, já que escolhi ter um bebê, não tem porque submetê-la a um estresse que pode ser evitado.
   Andei lendo também que grávidas podem ficar mais avoadas, esquecidas, com pouco poder de concentração e se antes o ritmo de produção era acelerado, pode cair. Alívio! Então aqueles esquecimentos - minha memória sempre foi incrível!, esbarrões em maçanetas e lentidão na compreensão de algumas coisas estão, enfim, explicados! E comecei a respeitar mais meu corpo, minhas mudanças e meu bebê!
   Já passei por outros momentos em que poderia ter me estressado muito mas que consegui lidar com toda calma do mundo, enquanto algumas pessoas em volta estavam praticamente histéricas!
   Devo dizer que foi - e ainda tá sendo - bem divertido!

* ps: isso não invalida em nada as explosões hormonais!

Dinda Babi

   Dia de sair do trabalho e ir direto pra casa de mami. Aproveitei e fui na Fitá - uma loja de coisas mega fofas - e comprei os apetrechos pras dindas e pro dindo da Alice.
   Nos decidimos!!! E a primeira a saber das boas novas foi quem escolhemos pra madrinha de batismo, Barbbara, também conhecida como minha primirmã, afilhada da minha mãe e filha da minha madrinha! Tudo em casa! E com o chororozinho que teve de dinda, mãe, vó e bisa, essa pequena vai ser muito babada!
   Adoro a sensação de fazer a escolha certa! Iei!!! =)

Alice ganhou laços da bisa, meias da mami e já estreou!

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

4 meses e meio

   Se a gestação, quando caminha na mais perfeita ordem, dura pouco mais de 9 meses, a metade do quarto mês significa que eu tô praticamente na metade do trajeto, certo? Ok, ainda falta. Não tô na metade do 4º mês, mas tô ansiosa porque percebi que muita coisa mudou depois do fim do 3º trimestre. Acho que vou organizar por tópicos!
- enjôos: diminuíram muito, muito, muito mesmo. Raramente me pego com algum tipo de ânsia ou mareada. Acontece mais quando tá muito calor, mas acho que aí é mezzo gravidez, mezzo rejeição a dias quentes mesmo.
- disposição: ela voltouuu! Claro que não 100%, afinal de contas, uma barriga lindona me acompanha e limita um pouco aquelas corridinhas até o ônibus ou bater perna por um dia inteiro em qualquer lugar que seja. Agora cansa mais e tenho consciência de que a tendência é ficar cada vez mais complicado.
- sono: diminuiu também. Lembro que há algumas semanas queria desmaiar depois do almoço só pra poder descansar um pouco. Agora já consigo ficar com as pálpebras abertas. Mas comparando ‘comigo não-grávida’, que dormia umas 8/9h por noite, 10 horas de sono me fazem feliz (+ um soninho a tarde e meu dia fica completo!) heheh
- humor: como dizer? Continua como o de uma mulher grávida, independente do mês em que esteja. É um misto de alegria com ansiedade, de gratidão pelo carinho com frustração quando não entendem como me sinto e uma culpa muito doida quando tô triste; não quero meu bebê sentindo que não tô bem... Acho que por isso muda tão rápido. Se sou capaz de chorar por um aborrecimento (os 'mini aborrecimentos' e 'caras feias' também magoam muito!), no mesmo minuto um carinho me faz abrir o mais sincero dos sorrisos. O mais legal é que os sentimentos são muito verdadeiros! Certeza que pais que lêem sobre gravidez conseguem lidar melhor com esses assuntos super complexos! Homens normais jamais entenderão.
- corpo: peitos maiores, quadril maior, barriga maior, bunda maior. Nada pode ser feito com relação a isso. Ainda bem! Deus é perfeito e tudo isso acontece por um motivo também maior: a chegada do meu bebê! Essa semana, se a gine liberar, volto a praticar exercícios leves e se tudo correr bem, na hora do parto espero estar bem condicionada pra receber a Alice na mais perfeita ordem!
   Outra coisa que mudou muito foi a relação mãe-bebê. Mas esse assunto merece um post específico! =)

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Gentileza gera gentileza!

   Hoje, pela primeira vez na história dessa gravidez, uma moça de seus 20 e pouquinhos anos cedeu lugar pra eu sentar no ônibus! Fiquei duplamente contente: primeiro porque agora vê-se que eu tô grávida (iei!) e segundo pela educação da menina, enquanto milhares de pessoas fingem que dormem pra não cederem seus lugares pra grávidas, idosos e deficientes.
   Terminando o dia fofo, nesse mesmo ônibus outra mulher, muito simpática, começou a puxar assunto comigo quando viu que eu tava grávida. Claro que ela perguntou antes pra ter certeza, depois de mil olhadas no melhor estilo cara-barriga. Nossas gravidezes tem apenas um dia de diferença! A menina dela é mais velha um diazinho que Alice. Ela vai ter a baby na São José e até ficou contente com a possibilidade de nos encontrarmos na maternidade!
   Ainda existe muita gente fofa nesse mundo!

O blog agora é menininha... =)

   Era uma vez um blog amarelinho de uma mãe que não sabia se teria Miguel ou Alice.

Amarelinho é fofo!
   Passada a ultra em que descobrimos a vinda da nossa pequena Alice, o blog virou uma meninice só, seguindo os clichês do rosinha com marrom, e em breve mais coisinhas fofas que encontrar pela frente! =)
   Yes, sou mãe de menina!

 

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Mais um mimo, só da Alice!

   Vovô Nato presentou Alice com um de seus desenhos da série de incríveis imagens que ele anda fazendo no tão desmerecido Paint. Porque artista é assim, faz arte e mantém sua identidade, não importa a ferramenta!

Com certeza esse desenho vai virar um quadro pro quarto da nossa pequena!

Poesia pros netos!

   Alice ganhou mais uma poesia! Dessa vez, vovô NatoBabão (pai do marido) escreveu uns versos lindos pros seus 5 netos, que por ordem de chega são: Ana, João Pedro, Estella, Davi e Alice. Tem mais um vindo ai, irmãozinho(a) da Ana e do Davi, mas ainda é feijãozinho e não sabemos seu nome.
   Quem venham as crianças!


"Vô babão pode fazer estrapolia
Pular de alegria
Vô babão pode contar prosa
Colher rosa e plantar batatas
Vô babão brinca de lobão
Deita no chão e rola pelo céu
Vô babão é o bobão
Sangue bão de coração

- Aos netos, netas... Ana, João, Estella, Davi... Alice.......
Vô babão."

Aqui a "segunda estrogonofe" da poesia - Vô Babão:

"Vô babão tá em outra geografia
Vejo pelas fotografias 
Mas os gestos, sorrisos e manhas
Ficam no coração
Mostro a língua e mando chupar limão
Mas o que fica na minha frente
e tenho em mente não é a palavra ausente
São Sementes férteis 
E cada um em solo
Fazendo um mundo melhor."

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Missão: A escolha dos padrinhos

   Missão difícil, mas não há de ser impossível!
   Tem muita gente que não liga pra padrinhos. Ou escolhe amigos ou familiares por homenagem. Ou afinidades. Eu tive a enorme sorte de ter uma madrinha que eu amo muuuuito e que por mais que more longe, sempre teve perto (obrigada, mãe!), e a falta de sorte de ter um padrinho que esteve presente até os meus primeiros 2 anos e depois.. escafedeu-se (pô, mãe...). Nada traumatizante, até porque escolhi meus 2 tios como substitutos do coração que sempre se saíram muito bem! =)
   Por isso, acho que dou uma importância ‘a mais’ do que outras pessoas.
   Quero escolher pra Alice, junto com marido, três pessoas – madrinha, padrinho e madrinha de consagração - que nos amem, amem nossa baby (mesmo quando ela já for uma aborrescente), com quem tenhamos afinidades sim, mas que por mais que isso diminua um dia, continue presente na vida da pequena. Difícil, né?
   Agradeço a Deus por essa dificuldade, porque não é pela falta dessas pessoas nas nossas vidas que não conseguimos escolher, mas porque temos algumas delas! Delicinha, delicinha!

Preciso ir na Fitá urgentemente!

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Alice ganha sua primeira poesia!

   Um amigo querido, Rafael, que escreve bem pacas, hoje fez uma poesia lindinha pra Alice! Merece um post com o `re`post desse carinho!

DNAlice
Agora é oficial
Alice vai pintar o sete
E coisa e tal!

Ser amada desde o ventre
É a sina dessa pequena
Alice! Abra a porta e entre!

Protetora de batismo
Do país das maravilhas
Que venha o alicismo!

Alice, Fê e Gael
Agora ela vem primeiro!
Assinado: Tio Rafasguel

A quarta ultra a gente nunca esquece...

   Sim, eu vou postar todas as vezes porque eu realmente nunca mais vou esquecer nenhuma dessas ultras! Cada uma com a sua emoção característica, sua gracinha, seu encantamento.. Ai, ai!
   Hoje fomos eu, marido e a avó de primeira viagem, também conhecida como minha mãe. Espera, entra na salinha, perna tremendo, risada de maluca e partimos pra mais uma viagem!
   Depois de mais ou menos meia hora, de eu ter me virado pra direita, pra esquerda, tossido, do bebê ter virado de bruços, de frente, ter colocado os pés na frente, as mãos, o pé na cabeça, escalado tudo ali dentro, a médica conseguiu - finalmente - capturar um momento de relaxamento de 2 segundos e viu que teremos uma MENINA!
   Agora o bebê passa a ser conhecido nesse blog, e nas nossas vidas, como Alice, que vem ai se Deus quiser, e Ele há de querer, com muita saúde, muito amada, perfeita e bochechuda!
   A euforia tomou conta de tal maneira que mal saímos da salinha e já ligamos para quem de direito. Tal de liga pra bisavó, pra avó de 5ª viagem, avô, prima, madrinha, mensagem pros amigos... E quando nos demos conta, o laboratório todo olhava pra gente. Nem ligo, tô feliz meeeermo!




* ps: o pai ficou muito feliz com a resistência de Alice em mostrar suas partes em público.

sábado, 14 de janeiro de 2012

Baby serelepe!

   Depois de algumas sensações, acho que pela primeira vez eu sinto meu bebê mexer!
   Tudo começou com uma imensa vontade de... ir na piscina! E lá fomos nós! Dentro da água, do nada, sinto umas mexidelas do lado esquerdo da barriga.. nada comuns. Algo como bolhas, e parou. Daqui a mais 5 minutos, de novo, mas agora mais pra baixo. O pai, desesperado, tenta sentir o movimento, mas por enquanto isso é privilégio meu (Há!)! E mais um tempinho, de novo, mas dessa vez chegou a fazer um ovinho do lado direito do umbigo. In-crí-veellll!!!!!!!
   Posso dizer agora: sim, eu deixei de me sentir apenas grávida pra me sentir MÃE!
   E pode cair o mundo que eu tô feliiiiiiz!